DIGAM À NOVA ADMINISTRAÇÃO DOS EUA PARA ACABAR COM AS SANÇÕES ECONÓMICAS FACE À PANDEMIA GLOBAL DA COVID-19
Para: Presidente Joe Biden, Vice Presidente Kamala Harris e todos os membros do Congresso dos EUA
Escrevemos-vos porque estamos profundamente preocupados com o impacto das sanções dos EUA em muitos países que sofrem as terríveis consequências da COVID-19.
A pandemia global da COVID-19 e o colapso económico global desafiam toda a humanidade. A cooperação científica e tecnológica e a solidariedade global são necessidades desesperadas (irrecusáveis). Apesar disso, a Administração Trump agravou a guerra económica (“sanções”) contra muitos países em todo o mundo.
Pedimos que iniciem (o início de) uma nova era nas relações dos EUA com o mundo, levantando todas as sanções económicas dos EUA.
As sanções económicas dos EUA afectam um terço da população mundial em 39 países.
Estas sanções bloqueiam os carregamentos (envios) e compras de medicamentos essenciais, equipamento de teste, EPI, vacinas e mesmo alimentos básicos. As sanções também causam escassez crónica de bens de primeira necessidade, deslocação de populações (migrações) por razões económicas, hiperinflação caótica, fome artificial, doenças e pobreza, levando a dezenas de milhares de mortes. São sempre os mais pobres e os mais fracos – lactentes, crianças, doentes crónicos e idosos – que sofrem o pior impacto das sanções.
As sanções são ilegais. São uma violação do direito internacional e da Carta das Nações Unidas. São um crime contra a humanidade utilizado, como a intervenção militar, para derrubar governos e movimentos populares.
Os Estados Unidos usam o seu domínio militar e económico para pressionar governos, instituições e empresas a porem fim a todas as relações comerciais normais com as nações visadas, para não correrem o risco de apreensão de bens e mesmo de acção militar.
O primeiro passo para a mudança deve ser o fim das políticas de guerra económica dos Estados Unidos. Instamo-vos a acabar imediatamente com estas sanções ilegais contra todos os países e a restabelecer (em novas bases) as relações dos EUA com o mundo. https://sanctionskill.org/petition/. info@sanctionskill.org